A roda tem um significado especial para todas as culturas humanas. Ela marca o encontro, a congregação, a manifestação e a ritualização coletiva. A roda simboliza o movimento da vida, o fluxo de energia e informações entre as pessoas. Realizamos cerimônias, batucamos, dançamos, brincamos, cirandamos, conversamos em roda.
Na escola não é diferente: a roda está sempre presente, principalmente na Educação Infantil. É a metodologia perfeita para favorecer aprendizagens em muitos momentos do cotidiano escolar. A roda contribui muito para o desenvolvimento da linguagem verbal das crianças, favorece a interação, o diálogo, a expressão.
Por tudo isso, o dia na sala de aula da Educação Infantil já começa com a roda inicial, que acontece logo após a chegada das crianças, para marcar a natureza coletiva do trabalho pedagógico que será realizado. A partir daí, muitas outras rodas se seguem: roda de conversa, roda das novidades, roda da pesquisa, roda da chamada… Cada roda tem um objetivo específico diferente, mas todas partem do mesmo princípio: compartilhar e aprender junto.
Faz parte da rotina da Educação Infantil até uma roda especialmente voltada para a… rotina do dia! O objetivo dessa roda é conversar com as crianças sobre as atividades programadas. Ao compartilhar a rotina planejada com o grupo, a professora ou o professor convidam as crianças para realizarem junto, contribuindo ao mesmo tempo para a construção coletiva e a conquista da autonomia.
– A rotina é um momento que temos, diariamente, com todos do grupo, para eles se apropriarem do que vai acontecer durante a tarde. Então, todo dia, escrevemos no quarto a ordem das tarefas, a organização das atividades propostas pra esse dia. Então, progressivamente, eles vão se apropriando dessa construção e dessa noção espaço-temporal, com o entendimento da sequência de atividades durante a tarde. Mais pra frente, eles mesmos vão desejando escrever também no quadro sobre a rotina. É muito interessante essa construção com as crianças – conta Anna Paula Anselmo, professora do Grupo 5.