A mostra da Educação Infantil aconteceu no último sábado, com temas diversos entre as turmas do Grupo 1 ao Grupo 5. Foi a primeira mostra pedagógica de fim de ano aberta às famílias depois do início da pandemia, o que foi motivo de muita alegria

– Os temas dos projetos surgem a partir das curiosidades e interesse das crianças por saber e pesquisar mais sobre o que vão falando e mostrando, carregados assim de sentido, envolvimento e significado para elas. Assim, eles se mostram desejosos e curiosos em saber mais sobre determinado assunto – explica Renata Vieira, coordenadora da Educação Infantil.

Veja aqui os projetos de cada turma:

Grupo 1: “Brinquedos e Brincadeiras” – o projeto surgiu pelo encantamento do grupo com as brincadeiras que as crianças descobriram mais neste semestre. Elas começaram a entrar mais nas brincadeiras do jogo simbólico do faz de conta e os brinquedos ganharam novos papéis e significados.
E como brincaram!!!
As sucatas e brinquedos se transformaram em nenéns, panelas, carros, telefones e pegavam às vezes o carro e iam viajar e passear com os amigos!! Como se divertiram!!

 

Grupo 2 Regina: “Quer provar?”
A turma começou a se interessar muito pelas panelinhas e brincadeiras com comida e a massinha também logo se transformava num ” saboroso prato” para alguém provar. Fizeram muitas receitas, conheceram a cozinha da EDEM, fizeram entrevista com o cozinheiro responsável pela cozinha, conheceram através de fotos as cozinhas dos colegas e as famílias colaboraram, vindo como convidadas a preparar a receita que seu filho adora. E todos ainda ganharam o livro que teve todas essas receitas para poderem fazer depois em casa!!! O nome foi escolhido por votação, com participação das famílias. e conheceram ainda muitos utensílios utilizados na cozinha.

Grupo 2 Ana Orlando: “Animais marinhos”
A baleia e o tubarão estavam sempre presentes nas dramatizações, brincadeiras, músicas e histórias das crianças. Começamos a perceber um grande interesse por esse tema na turma e depois de conversar em roda com o grupo, todos se entusiasmaram muito para ter esse tema dos animais marinhos como o projeto de pesquisa neste semestre.

Grupo 3 Maira:
As crianças trouxeram na roda de conversa vários assuntos que estavam interessadas em pesquisar no semestre. Depois de uma votação, o tema envolvendo os castelos, reis, rainhas, príncipes, princesas e cavaleiros ganhou por votação.
As crianças aprenderam e descobriram muitas informações novas, ampliando o conhecimento sobre os diversos reinos, reis e rainhas existentes, não somente os apresentados nos contos clássicos. O projeto ganhou o nome de Reino do Grupo 3″ pelas crianças!

Grupo 3 Camila:
“Fundo do mar”
Muitos temas de interesse surgiram para fazer parte do projeto de pesquisa do semestre. Após uma votação envolvendo as sugestões, o tema “Fundo do mar” foi o escolhido pelo grupo e foram muitas vivências significativas ao longo do semestre.

Grupo 4 Carol:
“Medos e monstros”
Após se encantarem com o livro que ouviram na biblioteca “Aniversário no cemitério “, de Alexandre de Castro Gomes, os medos de alguns personagens foram trazidos nas rodas e discutidos. Outros medos surgiram e as maneiras que descobrimos para enfrenta-los aparecerem como pontos de muito interesse pelas crianças. Logo quiseram escolher os personagens que entrariam na pesquisa e o projeto ganhou o nome de “Medos e monstros”.

Grupo 4 Ives:
As crianças trouxeram os temas “Flores”, “Carros” e “Lendas e mistérios” como sugestões para o projeto do semestre.
Depois de ouvirem a história “Eleição dos bichos”, quiseram fazer uma votação com urna e tudo! O tema mais votado foi “Lendas e mistérios” e aprenderam muitas curiosidades e descobertas interessantes sobre nossas lendas brasileiras.

Grupo 5 Anna e Isabel
Projeto escolhido a partir da votação das crianças diante das sugestões de temas que trouxeram nas rodas de conversa como interesses para o projeto do semestre. Os momentos de histórias já encantavam e despertavam a curiosidade do Grupo 5. Além disso, as conversas sobre os orixás apareciam em momentos livres das crianças, através das brincadeiras. As lendas apareceram como interesse de pesquisa no projeto do semestre. Os mitos logo foram acrescentados e o tema “Mitos e lendas” foi o mais votado. A turma pesquisou sobre narrativas orais e também escritas sobre a origem de Deuses da mitologia iorubá. Fizeram uma deliciosa degustação de doces dos Ibejis, falaram sobre a origem de elementos naturais através de mitos e mergulharam no universo indígena, se aproximando da vida e de culturas de seus antepassados. O Grupo 5 teve, ainda, a oportunidade de visitar a Aldeia Maracanã.