“Vai ter informática?”
“Como são os “deveres de casa”?”
“Pode ir sozinha no pátio?”
“Vai ser mais difícil?”
“Depois do Grupo 5 vem o Grupo 6!”

Estas foram algumas das frases ditas pelas crianças do Grupo 5 da EDEM, ao saber que fariam uma tarde de convivência no Ensino Fundamental 1, já que ano que vem há a tão esperada mudança de segmento – que gera, sempre, uma enorme curiosidade. A convivência já é tradição, acontece todos os anos: o Grupo 5 visita o 1º ano, faz perguntas e vive uma tarde com a rotina do novo segmento. Agora em 2020, como há um modelo diferente de interações através de encontros online em função da pandemia, as coordenações dos dois segmentos organizaram a conversa de uma forma diferente: apenas com a equipe do Fundamental 1, na plataforma que eles já estão habituados.

Pensamos em um formato adaptado porque não daria para reunir as crianças das duas turmas, já que o 1º ano viveu muito pouco a rotina presencial para responder às dúvidas do Grupo 5. Marcamos, então, um encontro das crianças do Grupo 5 com a coordenadora e a psicóloga do Fundamental 1, para que elas se apresentassem e contassem um pouquinho sobre a rotina do novo segmento. As turmas também conheceram três professores: de turma, de corpo e de biblioteca. E fizeram muuuuitas perguntas. Depois, num outro momento, conversamos com as famílias, contando um pouco sobre essa mudança de segmento: apesar de as crianças saírem do espaço de mais velhas da Educação infantil e chegarem no espaço dos mais novos do Ensino Fundamental 1, o lúdico continua. Foi uma convivência diferente, mas muito interessante – explica Julia Galper, psicóloga da Educação Infantil.

Anexos