Neste semestre, além do projeto “Balança, balança, na EDEM, redança” sobre música e dança, o Grupo 5 das professoras Elis e Thais e da estagiária Débora participou de um projeto chamado ‘Caixas da natureza”, que faz parte do Instituto Romã. No Grupo 5, o projeto surgiu a partir da observação de diversos momentos que as crianças investigavam e coletavam elementos naturais no pátio, como folhas, pedrinhas e insetos mortos. Segundo a professora, eles já criaram casa para passarinho e fizeram cama de folha para formigas, entre outras “aventuras” no ambiente escolar.
– A partir desses episódios, resolvemos inscrever o grupo no “Caixas da natureza”. Esse projeto viabiliza um resgate e valorização da relação da criança com a natureza. Assim, criou-se um amigo oculto de caixas, uma brincadeira incrível que acontece por todo Brasil e é dividido por estações do ano. essa estação foram cerca de 120 caixas enviadas. Quem enviou uma caixa, recebe outra. Conversamos com a turma e a empolgação foi unânime. Começamos então a traçar nossa história dentro do projeto. As crianças coletaram, observaram, escolheram, selecionaram e discutiram toda a formação da caixa. Discussões acerca do envio pelos correios, do peso, do tamanho, se ia estragar no envio ou não, e muitos outros assuntos pertinentes para que formassem os uma rica caixa – lembra Elis.
E assim aconteceu: a turma construiu uma caixa com destino a São Paulo. A professora conta que nela estiveram presentes elementos como folhas de diferentes plantas, sementes, “pedras preciosas” , trama de gravetos, colagem com elementos naturais, quadros de tecido com tintura natural feita com terra do pátio, um livro contando todo o processo e muito mais:
– Além disso, recebemos a nossa, que veio de São Bernardo do Campo. Todos eles ficaram muito alegres e empolgados. Todos os materiais recebidos com muito amor foram disponibilizados numa exposição para que as famílias pudessem acompanhar um pouco esse processo tão rico e delicado.