A EDEM tem como meta a formação de todas as capacidades, e não apenas capacidades acadêmicas. Para isso, propõe-se a ensinar todos os tipos de conteúdos, tomando como critérios de ensino a atenção à diversidade e o respeito ao princípio de construção pessoal.

O trabalho realizado pela EDEM tem como referência a teoria construtivista da aprendizagem. Entre os diversos aspectos didáticos que derivaram dessa ampla concepção, destacam-se como relevantes para a prática da escola: a interação do sujeito com o seu meio; a interação do sujeito com outros sujeitos; a expressão de hipóteses pelo aluno como guia para a intervenção do professor; a especificidade do processo de desenvolvimento de cada sujeito; a problematização de situações, o desafio, a resolução de problemas; o conhecimento significativo, com função social e cultural; o jogo, o lúdico; a interdisciplinaridade; a autonomia subjetiva; o vínculo com o coletivo.

A EDEM pretende contribuir para formar sujeitos:
● que tenham adquirido conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos e desenvolvido habilidades cognitivas que os tornem aptos a continuar a aprender e atuar como cidadãos ativos e produtivos na sociedade;
● que, frente à quantidade e diversidade de informações veiculadas pelas mídias, sejam capazes de contextualizá-las e selecionar as que são relevantes para encaminhar os problemas que se apresentam;
● receptivos a mudanças e a novos conhecimentos, podendo exercer permanentemente sua capacidade crítica e investigativa e manter sempre viva a curiosidade, o prazer de conhecer;
● comprometidos com o seu tempo, a justiça e o bem-estar social, sendo capazes de interagir de forma solidária e responsável nos espaços sociais em que convivem e atuam;
● que tenham consciência de sua identidade nacional, bem como um sentimento de pertinência à humanidade, a partir tanto do conhecimento da formação cultural brasileira e universal, como do respeito à diversidade cultural;
● que possuam uma visão global da questão ambiental, reconhecendo o sentido histórico da ciência e da tecnologia e percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas, bem como a capacidade humana de transformar o meio e se responsabilizar pelos seus atos;
● capazes de perceber seu corpo como um sistema integrado que necessita ser preservado através de decisões responsáveis que o mantenham saudável;
● responsáveis por suas escolhas, capazes de expressar seus desejos e de considerar a realidade na construção de seu projeto de vida;
● que mantenham relações interpessoais calcadas no respeito mútuo, na aceitação das diferenças e na cooperação;
● que, ao longo de sua vida, busquem, descubram e expressem o prazer, a paixão, o humor e a beleza.

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