Uniforme


A EDEM não adota uniforme, mas atenção: o uso da camiseta da escola é obrigatório em ocasiões de aulas-passeios ou de passeios.

As camisetas da EDEM estão disponíveis para compra, na secretaria, nas cores branco e cinza, nos tamanhos de 2 anos a G de adulto.

Por que a EDEM não adota uniforme?

A EDEM não adota uniforme para os alunos por uma questão ideológica, que, para ser bem compreendida, deve ser considerada dentro do contexto da década de 70, quando a escola iniciou suas atividades.

A EDEM foi fundada com o objetivo de ser uma escola diferente das outras, numa época em que predominavam na prática educativa metodologias mecanicistas e abordagens interpessoais que visavam à padronização dos comportamentos e eram indiferentes às singularidades.

Para marcar uma diferença de atuação em relação ao que era a norma educativa de então e desenvolver sua proposta pedagógica inspirada nos movimentos libertários da época, a EDEM instituiu práticas que propiciassem a livre expressão dos sujeitos e dos grupos que a integravam.

O ensino das artes, o acompanhamento individual do processo de aprendizagem, a interação dialógica entre professor e aluno, o constante debate de idéias entre todos são alguns exemplos dessas práticas.

Por entender que a forma de se vestir é expressiva das opções de estilo e de comportamento que cabe a cada um fazer, a escola decidiu-se, então, por não adotar uniforme, incorporando mais essa marca à sua proposta diferenciada de atuação pedagógica.

Na década de 90, considerando aspectos como a segurança dos alunos, a equipe da escola chegou a discutir a adoção do uso cotidiano do uniforme. No entanto, com os vários argumentos na balança, igualmente, contra e a favor, foi mantida, até hoje, a tradição da vestimenta livre no espaço da EDEM.