Mostra do Ensino Fundamental 1

19 Jul 17

As mostras do fim do semestre das turmas de Ensino Fundamental 1 foram muito apreciadas pelas famílias (clique nos links para ver as galerias de fotos das turmas).

1º ANO
Além das belas maquetes de diferentes espaços da escola, as turmas de 1º ano trabalharam o corpo humano neste semestre. Para iniciar o projeto, as professoras Daianne e Renata organizaram a turma em grupos e cada grupo escolheu um amigo para contornar a silhueta e completar o corpo humano. Dessa forma, as crianças coloriram, identificaram as partes do corpo, nomeando-as.

Na área de matemática as turmas tiveram a oportunidade de conhecer, manipular, explorar, identificar e construir diferentes composições, utilizando as formas geométricas planas.

No projeto "Fases da vida"nas crianças foram instigadas a refletir sobre a infância de maneira ampla. As professoras conversaram sobre características físicas, emocionais, preferências, necessidades, desejos e direitos, com base na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente.

2º ANO ELISA 2º ANO PRISCILA

As duas turmas de 2º ano apresentaram uma diversidade muito grande de trabalhos, principalmente na área de Língua Portuguesa: exercícios de escrita: diferentes gêneros textuais, um catálogo de receitas assustadoras produzido e ilustrado pelos alunos, além da apresentação da música "Quem mora na casa torta", uma atividade realizada em parceria com a professora Sônia Travassos.

Na turma da professora Elisa, os alunos integraram conteúdos de geometria estudados em Matemática com outros aprendidos no Projeto sobre Bairros. As crianças, organizadas em grupo, planejaram e criaram bairros imaginários. Para compor essas construções elas tiveram que relembrar os elementos constitutivos dos bairros, usando para representá-los os sólidos geométricos que conheciam.

Inicialmente, tendo como referência uma lista feita coletivamente na qual relembramos juntos diferentes elementos e aspectos que podem constituir as paisagens de um bairro, cada grupo criou uma planta baixa de como seria o seu bairro. Depois, como desafio, a seguinte proposta: os bairros planejados pelos grupos ganhariam a forma de uma maquete. E, mais: os sólidos geométricos, construídos para as experiências matemáticas, seriam os principais elementos dessa obra.

3º ANO MARILIA 3º ANO SYLVINHA

Durante o 1º trimestre, as turmas de 3º ano estudaram sobre a fundação da cidade do Rio de Janeiro e as diversas modificações que ocorreram nesse período. Nas conversas em sala de aula, foi abordada a relação de exploração entre os europeus que aqui chegavam e os indígenas, trazendo à tona temas como a extinção de povos nativos e toda a sua história. "Por outro lado, pensando que conhecer e aprender a admirar fazem parte do processo de valorização, respeito e cuidado, procuramos também trazer a beleza e a riqueza da cultura indígena, que constitui parte da formação do povo brasileiro.", conta a professora Sylvia Faillace.

 5º ANO

Entre os trabalhos apresentados pelas turmas de 5º ano, dois deles tiveram destaque: o primeiro foram os Jogos de Matemática. "O trabalho com jogos na sala de aula, como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática, é um recurso pedagógico diretamente associado ao prazer e ao brincar e que apresenta excelentes resultados. Só por este motivo já se torna um grande aliado para sistematizar e organizar conteúdos. Mas, além disso, o uso desse recurso traz significado aos conceitos e contribui para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem compartilhada. Os alunos, quando jogam, defrontam-se com situações-problema que sempre precisam ser solucionadas. Para isso, é preciso que, na troca com os pares, desenvolvam diferentes métodos e estratégias para continuar a jogar, estimulando a criatividade num ambiente desafiador e envolvente", explica a professora Luiza Peralta.

O segundo, que chamou a atenção na entrada da escola, foi o viveiro do projeto Escola Floresta, realizado pela ong Sustentarte. 

"Neste ano os responsáveis puderam vivenciar um pouco do que é o Projeto Escola Floresta. Assim como acontece com as crianças, as atividades começaram com uma grande roda de apresentação e integração, para que todos se vissem e compartilhassem sorrisos. Em seguida as crianças mostraram o que sabem sobre plantio de sementes, construção com bambu, mudas de horta e árvores e tintas naturais. Foi um momento rico de trocas durante as atividades, que ocorreram conforme a orientação das crianças. Uma Educação Ambiental significativa se faz em comunidade e por isso foi tão importante este momento com os responsáveis.", disse Aurea França, Coordenadora Pedagógica da Sustentarte.

Créditos das fotos: Andrea Testoni/Zuppa Filmes

Notícias recentes

  • Pesquisa sobre os povos africanos

    Ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a história da África e as relações com o tráfico negreiro foram alguns dos objetivos do trabalho de pesquisa em grupo desenvolvido pela professora Marcelle Deslandes com as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental 2

    Mostras do 4º e do 5º ano

    Os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1 apresentaram ontem, para suas famílias, os trabalhos realizados no 1º semestre: foi a vez da Mostra Pedagógica das duas turmas.

    Amiúde: veja como foi!

    O Amiúde, realizado na última quarta-feira, foi um sucesso: alunos das oficinas de artes visuais, dança, música, teatro e vídeo se apresentaram para famílias e amigos. Veja mais aqui!

  • Mostra do Ensino Fundamental 1

    Veja um resumo das mostras das turmas de 1º ao 5º ano, realizadas na semana passada na escola. Os trabalhos foram ecléticos: de produção de textos em livros, passando por jogos de matemática e produção de viveiro de mudas

    Novas moradoras

    Na semana passada, a última antes das férias, novidades no meliponário da EDEM: o professor de Ciências Tito Tortori e a bióloga Ana Amélia Lima, espalharam mais de 20 "iscas pet" pelo ambiente da escola, ampliando ainda mais a educação ambiental da comunidade escolar sobre abelhas sem ferrão

    Viajar aprendendo é sempre muito bom!

    Nas últimas duas semanas, alunos das turmas de 5º e 7º anos do Ensino Fundamental 2 da EDEM visitaram a cidade histórica de Paraty, para enriquecer ainda mais o o que vêm aprendendo em sala nas aulas de história, geografia, matemática e ciências

  • Mostras da Educação Infantil

    Os trabalhos relacionados aos projetos desenvolvidos nas turmas ao 1º semestre foram apresentados no último sábado para as famílias de Educação Infantil. Veja aqui como foi!

    Da sala de aula ao laboratório

    Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de um plantio de mudas nativas e conheceram um pouco mais sobre o projeto Muda Mata

    Trabalho de formiguinha e de equipe

    Na semana passada, os alunos do 9º ano tiveram uma missão importante e permanente na aula de Desenvolvimento Interpessoal de questões ambientais. orientada pelo professor Fabio Rodrigues Pereira. Saiba mais aqui!

  • Romances policiais

    A partir do projeto literário desenvolvido com a leitura de romances policiais de diferentes autores, a professora Sônia Travassos convidou o escritor Flavio Carneiro para um bate-papo com alunos do Ensino Fundamental 2 da EDEM na biblioteca da escola. Veja como foi!

    Doces novidades

    O meliponário da EDEM está crescendo: a escola recebeu as primeiras abelhas mandaçaias da região. O projeto, desenvolvido pelo professor Tito Tortori e pela bióloga Ana Amélia Lima com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 2, vai culminar com a apresentação da Semana das Ciências, em outubro

    Pequenas grandes obras

    Foi inaugurada hoje (29/6), na EDEM, a exposição "Cenários da EDEM", feita pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 e suas famílias. Saiba mais aqui sobre o projeto realizado em sala de aula e veja as maquetes lindas produzidas pelas duas turmas