Ensino Médio

O Ensino Médio da EDEM funciona de 2a a 6a feira com atividades no turno da manhã (7:40 às 13:10) e da tarde (14:10 às 17:50). 

A carga horária das turmas de 1º e 2º ano inclui atividades de pesquisa (temas relacionados às áreas de Linguagens, Ciências Naturais e Ciências Sociais), oficinas técnicas com profissionais de áreas diversas (Telejornalismo, Bioconstrução) e oficinas de artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Video), além das aulas de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Espanhol, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física. Estas atividades se distribuem ao longo das manhãs e de duas tardes semanais (2a e 4a feira). De acordo com a necessidade do aluno, são também oferecidas monitorias no turno da tarde (3a, 5a e 6a feira).

O projeto do 3º ano é focado na preparação para os exames de vestibulares. (ACESSE AQUI O MATERIAL DISPONIBILIZADO PELA COORDENAÇÃO) Além das aulas regulares (2a a 6a feira, pela manhã e 2a e 4a também pela tarde), a carga horária é composta por aulas de apoio e módulos de estudos específicos voltados para as áreas de interesse dos alunos (3a, 5a e 6a feira à tarde). 

O Ensino Médio da EDEM se propõe a capacitar os alunos para obter sucesso nos exames vestibulares, sem abandonar a perspectiva de uma formação ampla: política, cultural, estética.

O processo de aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento da postura para estudos acadêmicos se articula com a vida social na qual se insere a escola e também com o projeto pessoal do aluno.

Além das disciplinas acadêmicas (Língua Portuguesa e Literarura, Inglês, Espanhol, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física), são oferecidas oficinas de artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Vídeo), projetos de pesquisa, oficinas técnicas com profissionais de áreas diversas (Telejornalismo, Bioconstrução), passeios e viagens culturais (Pantanal, São Paulo), palestras e debates sobre temas atuais (maioridade penal), participação em eventos institucionais (Semana das Ciências, Semana Literária, Olimpíadas da EDEM).

A avaliação no Ensino Médio da EDEM é feita de múltiplas formas, de modo a entender o processo de aquisição do conhecimento pelo aluno em variadas situações de aprendizagem e orientar as estratégias de ensino. O conteúdo de cada trimestre é avaliado em uma semana de provas, a prova representa 40% da nota trimestral do aluno. Os Simulados de vestibulares também são parte da avaliação e correspondem a 10% da nota do trimestre. O registro da avaliação é feito com notas de zero a dez e, posteriormente, transformado em conceito através de uma tabela de conversão. A média para aprovação é 6,0 - correspondente ao conceito C. A nota numérica visa aproximar o aluno com os modelo externos 

de avaliação.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO ENSINO MÉDIO

 

Coordenador pedagógico
Wanderley Quêdo 

Psicóloga
Cybele Gurgel 

Assistente de Coordenação
Ivani Sciolla 

Coordenador das Oficinas de Artes
Rico Cavalcanti

Professores da Área de Códigos e Linguagens
Espanhol
Taís Mesquita (Todas as turmas)

Inglês
Silvana Leone (Todas as turmas)

LPLB
Oswaldo Martins (1º e 3º ano)
Thiago Noya (2º ano e 3ºano)

Professores da Área de Ciências Naturais e Matemática

Biologia
Gustavo Mezian (Todas as turmas)

Física
Eduardo Gama (3º ano)
Leandro Ribeiro (1º e 2º ano)

Matemática
Cintia Barboza (1º ano)
Marcelo Cerqueira (2º e 3º ano)

Química
Carlos Alberto Linhares (1º e 2º ano)
Fabiano Lins (3º ano)

Professores da Área de Ciências da Sociedade e Cultura

Filosofia
Diogo Gurgel (2º e 3º ano)

Geografia
Cristiane Adiala (1º ano)
Wilson Rodrigues (2º e 3º ano)

História
José Manoel Gaspar (2º e 3º ano)
Raphael Ferraz (1º ano)

Sociologia
Antonio Augusto Machado (1º e 3º ano)

Professor de Educação Física
Luiz Flavio Cersósimo (1º e 2º ano)

Professores das Oficinas de Artes (1° e 2° ano)

Artes Visuais
Cristina Simões

Dança
Daniela Galper

Música
Gustavo Destord

Teatro
Chico Abreu

Vídeo
Arthur Rodrigues

Diretoras Pedagógicas
Judy Galper
Claudia Fenerich

Diretoras Administrativas
Daniela Galper
Laura Barreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wanderley Quêdo

Coordenador

 

notícias relacionadas

  • Debate político na EDEM

    Alunos do Grêmio organizam evento para conhecer melhor as propostas dos candidatos a Deputado Estadual e Federal

    Gravando!

    Alunos do 2o ano do Ensino Médio da EDEM, orientados por Yasmine Saboya na Oficina de Telejornalismo, visitam o estúdio do Canal Saúde, da Fiocruz