Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Observação, investigação, imaginação, percepção, experimentação, interação, autonomia intelectual, desconstrução… Na EDEM, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é através de conceitos como esses que se dá a construção do conhecimento científico. Para a equipe da escola, ensinar ciências é importante por vários motivos, entre eles respeitar as fases de desenvolvimento, percebendo as particularidades das aprendizagens em cada uma e valorizar as perguntas mais do que as respostas, e o processo, mais do que o produto final. E, ainda, estimular o olhar crítico, a curiosidade e o gosto pela busca. Foi assim, unindo todas estas (muitas) ideias, que a 4ª Semana das Ciências da EDEM foi idealizada e concebida. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 28 de outubro, teve como tema “Brincar, investigar e ressignificar – como aprendemos Ciências na EDEM”, envolveu alunos e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, com atividades internas e externas, culminando na Mostra Científica, no sábado (28).

 

 

Durante a semana, a programação foi diversa: palestras, mesas-redondas, oficinas e interações científicas. A palestra de abertura com José Abdalla Helayël Neto, no dia 23 à noite, foi aberta para alunos do Ensino Médio da escola, além de pais e professores. Entre as atividades para alunos, teve visita ao meliponário da EDEM, passando pela oficina de plantio em vaso freático, até dois debates sobre as mulheres na ciência, com as ex-alunas (e hoje cientistas renomadas) Maria Vibranovski (USP), Miriam Gandelman (UFRJ) e Janaina Cavalcante (INMETRO). Outros dois ex-alunos também estiveram presentes: Emilio Vital Brazil (IBM), Doutor em Matemática; e Martin Bonamino, pesquisador do INCA e da FIOCRUZ.

 

Tatiana Rappoport, Janaina Cavalcante e Isabela Soares Santos: mulheres na ciência

 

Por fim, a Mostra Científica de sábado foi dividida em cinco eixos. Cada eixo tinha temas trabalhados por turmas de segmentos variados. No eixo “Saberes, fazeres e consequências”, por exemplo, atividades diferentes mas totalmente complementares como “O brincar e a exploração de objetos” (Educação Infantil), “Calculadora Ecológica” (Ensino Fundamental 1), “Microorganismos: desmistificando ideias” (Ensino Fundamental 2), “Ensino e aprendizagem de história no Ensino Fundamental 2: possibilidades e diálogos com o conhecimento” (Ensino Fundamental 2), “Ciências e autoritarismo: das origens do ensino/pesquisa até os dias atuais” e “Explorações, descobertas, reconhecimentos” (Horário Extensivo).

 

 

VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO (Fotos: Andrea Testoni e Eduardo Martino):
DIA 23.10.2017
DIA 24.10.2017
DIA 25.10.2017
DIA 26.10.2017
DIA 28.10.2017 (MOSTRA CIENTÍFICA)

 

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA NAS CIÊNCIAS NO BLOG DO EVENTO!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.