Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Esse ano uma das novas atividades do Horário Extensivo da EDEM é a aula de circo, que acontece todas as terças e quintas de manhã, para todas as grupadas: do Grupo 1 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental 1. A procura tem sido grande e a aceitação entre os alunos também. Afinal, o circo é uma atividade que proporciona que as crianças entrem em contato com a diversidade, com técnicas, concentração, treinamento, conhecimento de si e do outro, sociabilização e confiança, além de superação de limites através de espaços criativos.

– Por meio das técnicas, é desenvolvida a necessidade de escutar o outro, a confiança mútua para executar o movimento, a percepção do corpo em um espaço físico. As crianças se deparam com dificuldades de realização e criam a busca de objetivos através da prática. De uma forma lúdica, o circo trabalha questões muito importantes para o desenvolvimento das crianças – explica Marcia Figueiredo, coordenadora do Horário Extensivo.

Para cada grupada, uma proposta. Com as duas grupadas menores, as brincadeiras são mais suaves:

– Com a Grupada 1 (Grupo 1 e Grupo 2) a gente faz pintura de rosto de palhaços, leitura de histórias, cambalhotas e uso do nariz. Tudo de maneira bem lúdica. Já com a Grupada 2 (Grupo 3 e Grupo 4) o circo começa a ser uma grande brincadeira. Aqui nessa fase a gente experimenta dividir os alunos em grupos. Agora eles entendem códigos, a aula tem rendido bastante. Trabalhamos em dupla, eles jogam bolinhas, fazem cambalhotas juntas e a música serve muito para concentrar essa grupada. É o início de um trabalho em movimento.

Já com os maiores, das Grupadas 3 (Grupo 5 e 1º ano do Ensino Fundamental 1) e 4 (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1), a movimentação fala mais alto:

– A Grupada 3 adora cambalhotas, fazer estrelas, brincar com bolinhas e pratinhos. A imaginação com eles está sempre em alta. No fim da aula a gente faz livre improvisação com personagens. Sempre há uma brincadeira no final da aula, é um momento de improvisação total. Os alunos da Grupada 4 já são os que querem mais desafios e técnicas propriamente ditas. Rolam pratos de equilíbrios com maior propriedade, gostam de acrobacias, já fazem jogos com três bolinhas, são realmente interessados na técnica – explica a professora.

Angelica conta que trabalhas as referências circenses em materiais didáticos, como livros e xeroxes de mandalas de personagens de circo.

– Isso amplia o universo circense na cabeça deles. As mandalas trabalham concentração e auto-conhecimento. Tem sido uma experiência muito enriquecedora trabalhar com tantas faixas etárias diferentes, mas que se complementam.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.