Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Infância, adolescência, idade adulta e velhice… O que mudou cada uma destas fases da vida dos dias de hoje para décadas passadas e século passado? Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 estão estudando as fases da vida e, por causa desse debate em sala de aula, as professoras Daianne e Renata tiveram a ideia de convidar avós da turma. Na turma da professora Daianne, o convidado foi José Ribamar Bessa Freire, avô da nossa aluna Ana, para um bate-papo. Já na turma da professora Renata, estiveram presentes Regina de Oliveira Gadê Negócio, avó da aluna Maria Luisa; Teresinha de Jesus da Motta Cavalcante e Elba Novaes Motta, respectivamente avó e bisavó da aluna Júlia; e Betty, bisavó da aluna Maria. Os encontros, realizados na semana passada, foram muito produtivos para a discussão do projeto em sala de aula.

– Quisemos aprender e trocar sobre cada uma destas fases. O José Ribamar, por exemplo, foi convidado para contar para a gente um pouco sobre a sua rotina e compartilhar também sobre o que fazia quando tinha a idade das crianças da turma – explica a professora Daianne.

– A atividade foi muito rica por fazer com que as crianças enxergassem a velhice de uma maneira mais próxima da realidade, desconstruindo a imagem inicial de velhinhos de muletas, cabelos brancos e peles muito enrugadas, imaginadas por eles. Puderam se colocar no lugar dessas pessoas, pensando em seus direitos conquistados e dificuldade de acesso à alguns lugares e oportunidades, num contexto social. Foi uma tarde de boas trocas e repleta de afeto – diz a professora Renata.

As crianças levantaram muitas questões: queriam saber o nome da primeira professora de José, a brincadeira preferida na infância, se os avós eram muito bagunceiros, como foi a adolescência deles, os direitos dos idosos… Papo não faltou!

José Ribamar contou com mais detalhes sobre a vinda na EDEM nesse texto aqui. Não deixe de ler!

 

a

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.